O PERDÃO É A CURA DO PRESENTE E A PAZ NO FUTURO

 

Perdoar é um ato fundamental para sua boa saúde.

Em algum momento de nossas vidas, somos ofendidos ou traídos. Imediatamente reagimos incorporando um sentimento de raiva e desejos de vingança.

A manutenção desses sentimentos pode se transformar em rancores tão profundos que o fato de  lembrar da situação faz o coração disparar. O estresse aumenta, afeta nosso sistema imunológico e causa prejuízo para nossa saúde física e mental.

Perdoe!

O perdoar não significa necessariamente se reconciliar com seu algoz.

Diz respeito a deixar os ressentimentos irem embora levando com eles, a raiva e os desejos de vingança. Perdoar é fazer as pazes com o que aconteceu, para que o passado não comprometa o presente colocando em risco o seu futuro.

A natureza do ato de perdoar, é a natureza do cultivo da autocompaixão.

A autocompaixão aqui, está relacionada ao entendimento de que na vida todos nós, inclusive você, estamos à mercê de desconfortos, traições, ameaças e ofensas.

Perdoar é um ato de mudança mental onde você decide transformar emoções negativas em emoções positivas.

Os benefícios são claros:

_ diminuição nos níveis de estresse e ansiedade

_ melhoria nos relacionamentos

_ melhoria do sistema imunológico

_ melhoria do sono

_ aumento no sentimento de felicidade

Porém, o cultivo do perdão demanda comprometimento e esforço. Segundo o Dr. Fred Luskin da Universidade de Stanford o processo só deve ser iniciado quando você se sentir pronto e, por conta disso, projetou nove passos que funcionam como um verdadeiro mapa da mina para quem busca perdoar ou ser perdoado:

1 –  Saiba exatamente como você se sente sobre o que aconteceu e seja capaz de articular de forma clara seus sentimentos sobre a situação. Seja honesto com você. Em seguida, divida com amigos.

2 – Assuma  o compromisso com você mesmo para se sentir melhor. O perdão é para você seguir em frente, nada mais.

3 – Perdoar não significa necessariamente reconciliação. É o cultivo de uma mudança mental. Uma busca de entendimento como o resultado de não julgamento.

4 – Obtenha a perspectiva certa sobre o que está acontecendo. Investigue se sua angústia primária vem dos sentimentos feridos no passado, ou dos ressentimentos que você carrega agora.

5 – No momento em que você se sentir mais angustiado com essas questões, faça uma pausa, respire profundamente, segure o ar por alguns segundos e solte, mantenha-se o foco da sua transformação.

6 – Não crie expectativas. Esteja aberto.

7 – Coloque sua energia em busca de construir emoções positivas entendidas através da experiência que o feriu.

8 – Lembre-se que uma vida bem-vivida é a melhor vingança. Em vez de se concentrar em seus sentimentos feridos, e assim dar poder sobre você para a pessoa que causou dor, procure o amor, beleza e bondade em torno de você. Concentre sua energia para apreciar o que você tem ao invés de olhar para o que você não tem.

9 – Transforme a maneira como você olha para o seu passado para que você se lembre de sua escolha: perdoar.

O perdão não é somente, o desenvolvimento de uma habilidade treinável que todos podemos aprender.

O perdão é uma escolha. Um processo de cura para o presente construindo a paz para futuro.

 

 

4 comentários sobre “O PERDÃO É A CURA DO PRESENTE E A PAZ NO FUTURO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *